O problema de combater Fake News (ie., notícias falsas veículadas de forma intencional) não é recente. Contudo, sua complexidade vem aumentando em função do crescimento do volume e da velocidade de divulgação de notícias proporcionado pelos meios digitais de divulgação de notícias (MDDN- e.g.: redes sociais, jornais on-line, etc.). Diante deste cenário, abordagens computacionais que possam auxiliar no combate deste tipo de notícia estão se tornando cada vez mais necessárias. Assim sendo, o presente Capítulo apresenta um estudo sobre as principais abordagens computacionais de combate às Fake News, além de comentar sobre áreas e pesquisas recentes relacionadas a este tema.
O objetivo deste minicurso é apresentar uma linguagem de modelagem organizacional que aborda o tema de estratégia e alinhamento de recursos humanos baseado em competências. Como o tema traz um volume grande de conceitos, o minicurso é orientado à prática, dividindo a apresentação do conteúdo em partes bem definidas, as quais podem também ser utilizadas em separado. A composição dos modelos desenvolvidos irá fomentar a análise estratégica baseada em competências de recursos humanos. Os modelos serão desenvolvidos a partir de um minimundo projetado para facilitar o aprendizado. Ao final, os alunos terão a experiência de modelar processos, objetivos organizacionais, situações de contexto e competências de recursos humanos, em uma linguagem que integra esses modelos permitindo análises que auxiliam em decisões estratégicas.
Este documento apresenta uma proposta de minicurso sobre a utilização da Linguagem Simples como suporte à Transparência e ao desenvolvimento das melhores práticas para Transformação Digital das organizações públicas. O objetivo do minicurso é introduzir os conceitos da Linguagem Simples (Plain Language) como uma técnica que pode apoiar o processo de entendimento do cidadão e consequentemente de Transparência e Transformação Digital, como uma questão de interesse público direito à cidadania. O minicurso pretende motivar os participantes para os desafios associados (a) a garantia do entendimento dos textos públicos pelo cidadão, (b) ao fornecimento de Transparência em contextos democráticos e (c) ao uso de técnicas emergentes que podem auxiliar à promoção da Transparência através da Transformação Digital.
Este minicurso tem como objetivo desenvolver uma visão panorâmica de etapas fundamentais de aquisição e gerenciamento de dados praticadas no âmbito do jornalismo de dados. Ele será conduzido utilizando recursos de um banco de dados MySql e estruturas básicas de linguagem de consulta. Através da introdução de técnicas de anonimização, limpeza e transformação de dados, os participantes serão estimulados a praticarem essas técnicas a fim de aumentar a sua literacia de dados. Um caso real de aquisição e gerenciamento de dados de violência contra a mulher será utilizado como fonte de inspiração do minicurso, ampliando assim a visão crítica e empática dos alunos acerca de temáticas sociais aderentes ao jornalismo de dados.
Este mini-curso apresentará uma introdução geral a jogos e projetos de jogos com fins educacionais, seguida do detalhamento passo a passo, com fundamentação teórica, do ENDO-GDC, um canvas destinado ao Design de Jogos.
Nosso objetivo consiste em abordar conceitos e definições de Ética e como se aplicam à Sistemas de Informação, tanto do ponto de vista prático como da pesquisa. Para isso, serão conduzidos os temas de ética aplicada à pesquisa em Sistemas de Informação e ética aplicada à engenharia de Sistemas de Informação. Além disso, serão apresentados e discutidos casos reais e perspectivas atuais e futuras e interação. Este minicurso é indicado para todos que desejam aprender sobre a relação entre a Ética e Sistemas de Informação, incluindo, proteção de dados e privacidade, crimes cibernéticos, propriedade intelectual, ética profissional, plágio, consentimento, comitê de ética, e dilemas éticos que a pandemia de COVID-19 nos trouxe, entre outros.
Os Minicursos da VII ERSI-RJ devem introduzir tópicos atuais que acrescentem valor para alunos e profissionais de sistema de informação. Os minicursos devem, preferencialmente, ser fáceis e, principalmente, didáticos. As apresentações serão em português e o público-alvo são estudantes de graduação, pós-graduação e/ou profissionais de sistema de informações e computação.
Os tópicos para os minicursos são os mesmos da chamada de trabalhos, mas não precisam estar restritos a eles.
As propostas devem considerar minicursos que serão ministrados em 4 (quatro) horas. As propostas devem se limitar a 4 (quatro) páginas e devem possuir os seguintes itens:
As propostas de 4 páginas devem ser submetidas pelo sistema JEMS.
O formato do texto deve estar de acordo com o template da SBC para capítulos de livros.
Modelos Para Submissão de MinicursosApenas minicursos selecionados serão publicados e apresentados. Após a seleção, os autores dos minicursos deverão: