Submissão de Artigos

Informações sobre submissão de artigos

A Escola Regional de Sistemas de Informação do Rio de Janeiro (ERSI-RJ) é um evento que inclui sessões técnicas, palestras convidadas, painéis e minicursos voltados para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da comunidade de Sistemas de Informação de todo o Brasil. A sétima edição do evento acontecerá no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Urca, na Cidade do Rio de Janeiro. Convidamos os interessados a submeterem trabalhos originais que apresentem alguma contribuição para a discussão de temas na grande área de Sistemas de Informação e que estejam relacionados aos diversos tópicos de interesse do evento (listados a seguir) e, principalmente, alinhados ao tema desta edição: “Transparência de Informação em Tempos de Fake News. Os trabalhos podem estar relacionados ao ensino, pesquisa, aspectos profissionais ou aplicações na indústria.

Instruções para submissão

Os artigos do ERSI-RJ 2021 poderão ser submetidos em português ou inglês, seguindo o modelo para publicação de artigos da SBC, nas modalidades:pletos, deverão ser apresentados em sessão oral, com tempo máximo de 15 minutos para cada trabalho.

• ● Artigo completo com 6 – 8 páginas

Todos os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF pelo sistema da SBC – JEMS. Os trabalhos aceitos na modalidade Artigos Completos, deverão ser apresentados em sessão oral, com tempo máximo de 15 minutos para cada trabalho.

Todos os artigos devem obeceder o modelo para publicação de artigos da SBC. Acesse o modelo a partir do botão abaixo:

Modelos de Publicação de Artigos

Datas Importantes

• Prazo para a submissão de artigos: 13 de Junho de 2021 20 de Junho de 2021 27 de Junho de 2021
  • Resultado da seleção de artigos: 18 de Julho de 2021 25 de Julho de 2021 02 de Agosto de 2021
  • Prazo final para entrega de documento final para os artigos selecionados: 01 de Agosto de 2021 15 de Agosto de 2021
Submeter Artigo

Tópicos de Interesse

● Fundamentos de Sistemas de Informação (SI)
● Teoria Geral de Sistemas
● Gerência de Dados nas Organizações
● Data Warehousing e OLAP
● Modelagem Conceitual de SI
● Desenvolvimento Dirigido a Modelos (MDD)
● Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA)
● Infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação
● Gestão de Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
● Empreendedorismo na Área de SI
● Inovação e Novas Tecnologias Aplicadas a SI das Organizações
● Aspectos Sociais e Humanos em SI
● Representação de Conhecimento e Raciocínio em SI
● Sistemas de Informação Inteligentes
● Enterprise Information Systems, Enterprise Resource Planning
● Sistemas de Apoio à decisão
● Segurança em TI, Segurança da Informação
● Estudos de Caso de aplicação de SI em Diferentes Domínios

Condições de publicação para trabalhos aceitos

Os trabalhos aceitos e apresentados de forma remota (on-line) durante a ERSI-RJ 2021 serão publicados como parte do volume Anais Estendidos da ERSI-RJ 2021, condicionados aos seguintes aspectos:

• ● Informações como nome dos autores, nome de projetos, de ferramentas e citações de artigos que identificam os autores devem ser acrescentadas na versão final do artigo.
  • ● As sugestões de melhoria pelos revisores deverão ser acrescentadas na versão final do artigo.
  • ● Juntamente com a versão final do artigo aceito os autores deverão submeter no JEMS o Termo de Autorização de Publicação da SBC e comprovante de inscrição no evento.
  • ● Artigos aceitos deverão submeter o Termo de Cessão de Direitos de Imagem da SBC .
  • ● Os autores de artigos aceitos deverão gravar um vídeo de no máximo 10 minutos com a sua apresentação. Os autores deverão enviar o video para o Youtube, marcando como não listado, e após isso, enviar o link do vídeo para a coordenação através de um formulário ( Clique aqui para acessar o formulário ).

Esperamos vocês na ERSI-RJ 2021!

Informações para Apresentação do Trabalho

O dia, hora e a ordem de apresentação dos trabalhos se encontra na programação do evento.

• ● Cada autor terá o limite de 15 minutos, sendo 10 minutos para apresentar o seu trabalho e 5 minutos para arguição, considerações e dúvias.
  • ● Os autores de artigos aceitos deverão gravar um vídeo de no máximo 10 minutos com a sua apresentação. Os autores deverão enviar o video para o Youtube, marcando como não listado, e após isso, enviar o link do vídeo para a coordenação através de um formulário do google.

Artigos Aceitos
  • Criação de Planos de Gestão de Dados em Projetos de Ciência de Dados para Detecção de Fake News Apoiados pelos princípios FAIR
    (Jorge Zavaleta Gavidia, Annatercia Gomes Pinheiro, Renato Cerceau, Cabral Lima, Maria Luiza Campos, Sérgio Manuel Serra da Cruz)

• Ethics: What is the Research Scenario in the BrazilianSymposium SBSI?
    (Luiz Paulo Carvalho, José Suzano, Jonice Oliveira, Flavia Maria Santoro)

• Integração de Data Lakes Pedológicos através de Workflows ETLH
    (Sabrina Oliveira, Sergio M.S. Cruz, Emerson Duarte, Élton Marinho)

• Modelando Requisitos de RH para Análise do Trabalho em Grupo